13 de fevereiro de 2019

Normas no transporte de medicamentos e fármacos

Saiba se sua frota atende as normas para transporte de medicamentos e fármacos

Para quem transporta e armazena medicamentos, existe sempre uma preocupação de saber se o produto está armazenado e sendo transportado nas condições ideais, conforme normativas dos Fabricantes e da ANVISA.


Qual o risco de não seguir as normas no transporte de medicamentos?

A ANVISA faz verificações esporádicas em estradas de todo o Brasil para verificar se o transporte do medicamento está dentro das normas de temperatura e umidade estabelecidas.

Já existe relatos de clientes que após abordagem da ANVISA, uma carga de vacina foi apreendida e incinerada por estar 0,2ºC abaixo do mínimo permitido e gerou um problema imenso ao transportador, fabricante e cliente, pois ele não tinha as informações de temperatura online.

Além da perda da carga com valores bastante elevados, o transportador ainda pode ser multado.


Quais são as normas?


A estabilidade dos fármacos depende do atendimento às especificações em cada uma das etapas da cadeia de transporte, armazenagem e distribuição dos produtos nos pontos de venda.

De modo geral os medicamentos refrigerados devem:

  • Estar armazenados e transportados entre 02º e 08º C
  • Medicamentos secos entre 15º e 30ºC; mais existem ainda pequenas variações conforme orientação do fabricante, baseada em seus estudos.

Apesar da evolução nessa área, ainda hoje as indústrias farmacêuticas enfrentam situações em que mercadorias permanecem dentro do caminhão por vários dias, expostas a altas temperaturas, o que provoca a redução ou a perda da eficácia do produto.

normas-transporte-de-medicamento


Medicamentos necessitam de condições específicas de conservação.

Conforme reforçou a pesquisa da NTC & Logística, tais condições são determinadas pelo fabricante com base em Estudos de Estabilidade, definidos pela Anvisa. Um medicamento mal conservado pode acarretar riscos à saúde do paciente.


E cada vez mais, os laboratórios farmacêuticos buscam trabalhar com transportadoras que estejam mais tecnicamente preparadas.

Os critérios gerais para a seleção de transportadores incluem:

  • Confiabilidade
  • Preço
  • Flexibilidade operacional e comercial
  • Qualidade do pessoal operacional e informações de desempenho.

No setor de medicamentos e insumos farmacêuticos, especificamente, são três os critérios fundamentais:

  • Qualificação regulatória
  • Qualidade do serviço
  • Preço

Como seguir as normas de transporte de medicamentos

Com experiência de 03 anos para entender e desenvolver o sensor ideal, para que atenda toda a resolução da ANVISA, a qual atendesse a necessidade dos embarcadores transportadores e clientes, desenvolvi juntamente com parceiros que tomaram essa ideia um sensor especifico para o transporte de Medicamentos, seja ele seco ou cargas refrigeradas, como vacinas!


Este sensor está dentro das normas da ANVISA, NBR 14.610 : 2015. Ele lê em tempo real a TEMPERATURA e a UMIDADE dentro do baú ou dentro do armazém, e através do nosso sistema de rastreamento e monitoramento, enviamos direto aos responsáveis, por meio de alertas (na tela ou e-mail) qualquer informação fora dos parâmetros definidos.


Todos os Sensores são certificados com selo INMETRO no equipamento, com um número especifico da aferição e também cada equipamento recebe um certificado que fica em posse do cliente, em formato digital (anexo ao sistema), e fisicamente para arquivo e conferencia.

Os termo higrômetro tem validade de 03 anos quanto a sua aferição. Após é necessário revalidar os equipamentos com as empresas homologadas pelo INMETRO.


Diferentemente de um Data Logger, nosso equipamento não necessita de uma pessoa para buscar as informações gravadas no equipamento que fica no veículo, pois todas as informações são em tempo real, diretamente no sistema da ADDLOG, que também é WEB, e não precisa de nenhuma instalação de software.

Com isto basta ter acesso a internet, seja no celular, tablet ou PC, que você estará informado sobre as condições de sua carga.

Outra vantagem do sensor da ADDLOG é que todas as informações de rastreamento e abertura de portas são cruzadas automaticamente com o Termo Higrômetro, e o cliente sabe exatamente onde e porque a temperatura possa ter excedido, seja para mais ou para menos, conforme parâmetros.


Porque deixar par resolver depois se pode ser resolvido em alguns instantes?!

Questionar o motorista ou o encarregado do veículo imediatamente sobre eventuais falhas, ou demasia na entrega dos produtos!


Otimizar a qualidade da operação reduz custos, e traz benefícios!